Início / Política de Troca, Garantia e Devolução de Produtos
A MercadoCar segue o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor para questões de troca e devoluções.
As devoluções por arrependimento ou por conta de garantia de produto, produto com vício/defeito poderão ser efetuadas em nossas lojas físicas (clique aqui e consulte os endereços), no site (área Minha Conta) ou por meio da nossa Central de Atendimento (11 2206-5000).
1- Devolução por arrependimento do cliente (no prazo legal 7 dias)
Caso se arrependa de uma compra realizada no site, o cliente deverá informar à MercadoCar, solicitar a devolução do produto e o cancelamento da compra por meio da Central de Atendimento, do site na área minha conta ou dirigir-se a uma loja física MercadoCar.
O cliente terá 7 dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar o seu arrependimento. Se o prazo terminar em um sábado, domingo ou feriado, poderá exercer o seu direito de arrependimento até o primeiro dia útil subsequente. O exercício do direito de arrependimento será processado da seguinte forma:
1.1 Devolução em loja
Para exercer seu direito legal de arrependimento, o cliente deverá se dirigir a uma loja e procurar o SAC a fim de solicitar o cancelamento da compra. É importante que tenha o número do pedido e/ou da nota fiscal, além de confirmar seus dados pessoais.
1.2 Contato com a Central de Atendimento (11 2206-5000)
O cliente também poderá contatar a Central de Atendimento a fim de solicitar o cancelamento da compra. É importante que informe o número do pedido e/ou da nota fiscal, além de confirmar seus dados pessoais.
1.3 Diretamente pelo site, na área Minha Conta
O cliente, ainda, poderá entrar no site, na área Minha Conta, e selecionar o pedido para o qual irá solicitar a devolução.
O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, sem indícios de uso, sem violação do lacre original da fabricante, acompanhado do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), do manual e de todos os seus acessórios.
1.4 Envio do produto à MercadoCar
Envio por meio dos Correios: nesse caso, a Central de Atendimento encaminhará, ao e-mail cadastrado no site, um código de postagem para ser utilizado no ato da postagem.
1.5 Condições do produto
Ao receber o produto, (em loja ou pelos Correios), a MercadoCar verificará se ele está em condições adequadas, ou seja, se:
1.6 Devolução dos valores pagos
Após o recebimento e análise, caso o produto esteja em condições adequadas, a MercadoCar informará ao cliente sobre o aceite do produto em questão e providenciará a devolução integral dos valores pagos, incluindo os custos com o frete.
A devolução dos valores será efetuada em até 3 dias úteis, contando o recebimento da peça em nossos estoques, através do mesmo meio pelo qual o pedido foi pago, de acordo com a Política de Pagamentos e Reembolsos.
1.7 Negativa da análise de produto em caso de arrependimento
Caso o produto não esteja em condições adequadas, conforme descrito acima no item 1.6, a MercadoCar informará ao cliente a razão da negativa e que o direito ao arrependimento não poderá ser exercido.
O produto ficará à disposição do cliente para retirada. A MercadoCar se reserva ao direito de enviá-lo ao cliente, no endereço cadastrado no site e, em alguns casos, cobrar os custos de frete para nova entrega do produto.
1.8 Devolução por arrependimento do cliente após prazo legal de 7 dias, apenas nas lojas MercadoCar
Após término do prazo legal de 7 dias, previstos no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, por liberalidade, a MercadoCar aceitará – apenas nas lojas físicas – a devolução por arrependimento em até 30 dias corridos contados da data de emissão da nota fiscal. Nesse caso, também serão aplicáveis todas as condições indicadas nos itens acima.
2- Garantia de produto, produto com vício/defeito do cliente
Para solicitações de garantia, em caso de o cliente achar que o produto possui defeitos ou vícios de fabricação, ele deverá informar à MercadoCar por meio da Central de Atendimento (11 2206-5000) e solicitar a análise do produto, ou poderá dirigir-se a uma loja física (consulte endereços e horários de funcionamento).
Para análise de garantia de produto, o cliente deverá enviar o produto e todos os manuais, certificados de garantia, componentes e acessórios do produto original.
Importante: o prazo de garantia pode variar, de acordo com a fabricante, mas nunca será menor que 90 dias da data da compra. Os prazos de garantia são informados na página do produto, na seção “Dados do produto”.
Para alguns produtos, a assistência técnica será feita apenas nos representantes legais da fabricante – nesse caso, a MercadoCar –, por meio de sua Central de Atendimento, e auxiliará o cliente na localização do serviço mais conveniente para que o atendimento ocorra da melhor forma.
2.1 Procedimento em loja
Para solicitações de garantia de produto, no caso de o cliente identificar que o produto possui defeitos ou vícios de fabricação, ele poderá se dirigir a uma loja e procurar o SAC a fim de solicitar a avaliação do produto. É importante que tenha o número do pedido e/ou da nota fiscal, além de confirmar seus dados pessoais.
2.2 Contato com a Central de Atendimento (11 2206-5000)
Para solicitações de garantia de produto, em caso de o cliente achar que o produto possui defeitos ou vícios de fabricação, ele também poderá contatar a Central de Atendimento a fim de solicitar a avaliação do produto. É importante que o cliente informe o número do pedido e/ou da nota fiscal, além de confirmar seus dados pessoais.
2.3 Envio do produto à MercadoCar
O cliente terá duas opções para a devolução do produto à MercadoCar:
2.4 Análise dos produtos
A área de qualidade da MercadoCar e a fabricante serão responsáveis por avaliar os produtos, e gerar um laudo procedente (favorável à troca) ou improcedente (negativa à troca).
O prazo para conclusão da análise é de até 30 dias depois do recebimento do produto em nosso estoque.
2.5 Garantia procedente – Autorização de ressarcimento de valores
O cliente receberá o(s) valor(es) referente(s) aos produtos reclamados, de acordo com a Política de Pagamentos e Reembolsos.
2.6 Garantia improcedente – Negativa de ressarcimento de valores
Se o laudo da troca obtiver resultado negativo (improcedente), o produto será devolvido ao cliente junto com o laudo de reprovação. Nesse caso, não haverá ressarcimento ou substituição do produto, podendo a MercadoCar em alguns casos cobrar os custos de frete para nova devolução do produto reclamado pelo cliente.
Condições que podem gerar um laudo improcedente, não se limitando a:
2.7 Devolução dos valores pagos
Se o laudo de garantia for procedente, a devolução dos valores será efetuada em até 3 dias úteis da conclusão da análise, através do mesmo meio pelo qual o pedido foi pago, de acordo com a Política de Pagamentos e Reembolsos.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento (11 2206-5000), ou por meio do site, na área Minha Conta.